Aposentadoria INSS da Pessoa com Deficiência 2023: Como Funciona?

Tadeu Castro

13 de maio de 2024

Muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona a aposentadoria INSS da pessoa com deficiência 2023. As regras são específicas para realizar a solicitação. Veja a seguir mais detalhes e passo a passo para pedir aposentadoria INSS da pessoa com deficiência 2023.

Aposentadoria INSS da pessoa com deficiência 2023

Aposentadoria INSS da pessoa com deficiência 2023

O que é aposentadoria por deficiência?

A aposentadoria por deficiência é o benefício concedido a quem não pode mais trabalhar. Como o procedimento se difere de ajuda governamental, o solicitante precisa ter contribuído um período junto à Previdência Social.

Para ser considerada pessoa com deficiência, é preciso ser comprovado impedimento a longo prazo para realização das atividades laborais. A deficiência pode ser de caráter intelectual, sensorial, física ou mental.

Veja mais detalhes sobre quem tem direito a aposentadoria INSS da pessoa com deficiência 2023.


Quem tem direito à aposentadoria INSS da pessoa com deficiência 2023?

Para solicitar o beneficio do INSS, é preciso que a pessoa tenha exercido atividade laboral – for por tempo de contribuição – ou ter idade mínima para se aposentar. Pode ser necessária a análise da aposentadoria através da perícia para comprovar o grau  de limitação que pode ser leve, moderado ou grave.

Muitas pessoas tiveram dúvidas se a aposentadoria INSS da pessoa com deficiência 2023 por tempo de contribuição foi excluída devido a Reforma da Previdência. A resposta é não. Essa cláusula não foi modificada.

✓ Vai dar entrada na aposentadoria? Então você precisa conferir estas informações:

Para aposentar por idade em seguir os regulamentos abaixo:

  • Ter 60 anos para homens;
  • Ter 55 anos para mulher;
  • Contribuição de 15 anos;
  • Comprovação de deficiência.

Já para aposentar por tempo de contribuição, depende da gravidade da deficiência. Além disso, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • 33 anos de contribuição homem e 28 anos para mulher: grau leve de deficiência;
  • 29 anos de contribuição para homem e 24 anos de contribuição para mulher: grau moderado de deficiência;
  • 25 para homem e 20 anos de contribuição para mulher: grau grave de deficiência.


Quanto ganha um aposentado por deficiência?

O valor da aposentadoria por deficiência depende do cálculo e do tipo de aposentadoria, já que as regras são diferentes.

Na aposentadoria por idade, faz-se uma média aritmética levando em consideração 80% dos salários do beneficiário.

Ganha-se 1% ao ano de contribuição e é aplicado um redutor de 70%. Neste tipo de aposentadoria, é permitido o fator previdenciário, caso o beneficiário ache mais vantajoso.

Já na aposentadoria por tempo de contribuição, é feita apenas a média aritmética informada acima. Pode ser aplicado o fator previdenciário, mas não é aplicado redutor e nem o percentual de 1% de aumento para cada ano de contribuição.

✓ Esteja preparado (a) para a perícia!


Como pedir a aposentadoria INSS da pessoa com deficiência 2023?

O procedimento é feito online, seguindo os passo abaixo:

  • Vá para agendamentos ou solicitações;
  • Clique em novo requerimento;
  • Escolha o serviço;
  • Preencha as informações e envie.

O mesmo procedimento também pode ser feito pelo telefone 135. Para comprovar os dados é fundamental que haja o agendamento da perícia médica do INSS. Os documentos precisam ser levados no dia e horário marcados. 

Além da aposentadoria por deficiência, poderá ser convertido o tempo de deficiência em comum, quando o trabalhador não possui o tempo total trabalhado acometido de sua deficiência.

Esse caso pode ser utilizado para quem adquiriu a deficiência após começar a trabalhar, isso pode ser até mesmo se a deficiência foi adquirida longos anos após. Ou, em caso contrário, se a pessoa possuía determinada deficiência e hoje não mais possui.

Fonte: Jornal Contábil

Para mais detalhes sobre a aposentadoria INSS da pessoa com deficiência 2023, continue acompanhando este portal.

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.