Aposentadoria INSS do Professor 2023: Novas Regras e Como Solicitar

A aposentadoria INSS do Professor 2023 é um assunto muito buscado na Internet. Um dos principais motivos é o fato da Reforma da Previdência ter alterado algumas regras referentes a aposentadoria INSS do Professor 2023. Continue acompanhando as informações abaixo.

publicidade
Aposentadoria INSS do Professor 2023
Aposentadoria INSS do Professor 2023

Como funciona a aposentadoria do professor 2023?

A aposentadoria do professor é destinada aos profissionais que exercem a profissão do magistério ou cursaram graduação em licenciatura.

publicidade

Entretanto, é importante lembrar que assim como outros benefícios do INSS, a aposentadoria do Professor tem algumas regras e particularidades.

Depois da reforma da Previdência, novos regulamentos foram estabelecidos que variam a depender da idade, pontuação, tempo de serviço entre outras regras.

De acordo com a lei de número 9394, a aposentadoria do professor é destinada para aqueles que possuem:

publicidade
  • diploma de pedagogia em curso técnico ou superior;
  • pessoas que realizaram curso de Magistério;
  • profissionais habilitados para atuar no nível médio superior;
  • ou aqueles que fizeram graduação para a educação infantil.

Veja a seguir mais detalhes e saiba quem tem direito a aposentadoria INSS do Professor 2023.

publicidade

✓ Confira estes posts antes de dar entrada na aposentadoria:


Quem tem direito à aposentadoria INSS do Professor 2023?

Como mencionado acima, as pessoas que têm direito a aposentadoria de professor estão listadas no parágrafo anterior. Entretanto, novas regras foram estabelecidas depois da reforma da Previdência.

publicidade

Entre os principais motivos de crítica, está o fato de que além do requisito idade, existe um tempo mínimo para se aposentar – além do prazo necessário de contribuição.

Entre os principais requisitos que eram necessários, está a idade de 60 anos para homem e 57 anos para mulheres levando em consideração os 25 anos de contribuição, porém novas regras chegaram.

publicidade

É importante lembrar também que existem as regras de transição, porém é destinada apenas aos professores que possuem mais de dez anos de atuação.

Veja mais detalhes e conheça sobre  os requisitos para a aposentadoria INSS do Professor 2023. 


Tipos de regras de transição da aposentadoria INSS do Professor 2023

Depois da Reforma, algumas regras foram estabelecidas para aposentadoria dos Professores. Entre elas podemos citar:

publicidade
  •  Regra da idade progressiva;
  •  Regra do pedágio 100%;
  •  Regra dos pontos
  •  Idade mínima.

Na regra da idade progressiva os homens precisam ter 30 anos de contribuição e 57 anos de idade, enquanto as mulheres precisam ter 25 anos de contribuição e 52 anos de idade.

A cada ano que se passar, há um reajuste de 0,5 pontos na idade. Por exemplo: Se em 2023 as mulheres podem se aposentar aos 53 anos de idade, em 2024 a idade mínima para aposentadoria é de 53,5 anos.

publicidade

✓ Os futuros aposentados também precisam saber dessas informações:

publicidade

O pedágio 100% é direcionado aos professores que já estavam próximos à aposentadoria antes da Reforma da Previdência.

Sendo assim, o prazo que faltava para aposentadoria deve ser dobrado. Se o professor faltava dois anos para se aposentar com a regra de pedágio 100%, o prazo se duplica. 

A regra dos pontos dá aposentadoria INSS do Professor 2023  leva em consideração que os homens precisam acumular 93 pontos e as mulheres 83 pontos.

O professor pode inserir o prazo trabalhado em outras funções e assim auxiliar na aposentadoria.

publicidade

Vale lembrar que a cada ano aumenta um ponto, se em 2023 seria necessário 85 pontos para professora, em 2024 a profissional (mulher) que deseja se aposentar, precisa acumular 86 pontos.

Com a nova regra de aposentadoria para professores, os homens precisam contribuir 25 anos e ter 60 anos de idade, entretanto no prazo de contribuição são necessários no mínimo 10 anos no ensino público.

As mulheres precisam de 25 anos de contribuição e 57 anos de idade como idade mínima. Essa nova regra é concedida apenas para professores novatos ou seja aqueles que foram inseridos no modelo Educacional depois da Reforma da Previdência em novembro de 2019.


Como solicitar a aposentadoria do professor? 

A aposentadoria INSS do Professor 2023 pode ser solicitada através da internet através do site do INSS ou por meio do portal meu INSS.

publicidade

Para isso basta seguir o passo-a-passo abaixo:

  •  Clique em solicitar aposentadoria;
  •  Preencha  as informações necessárias;
  •  Vá a uma agência no horário especificado pelo Portal.
publicidade

Por meio do telefone 145 os professores também podem solicitar a aposentadoria.

Entre os documentos necessários estão registro da carteira de trabalho, declaração do local em que o profissional exercia atividades laborais e CTC certidão de tempo de contribuição.

Para mais detalhes sobre a aposentadoria INSS do Professor 2023,  continue acompanhando este Portal. 

 

publicidade
Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Aposentadoria INSS do Professor 2023: Novas Regras e Como Solicitar

Tadeu Castro
Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.