Consultar Processo INSS passo a passo (Meu INSS)

Tadeu Castro

10 de maio de 2024

Quer saber como consultar processo INSS? Preparamos um passo a passo especial para você que quer descobrir com acessar o seu processo junto à Previdência, de uma forma fácil, rápida e sem precisar sair de casa. Confira o passo a passo.

Consultar processo INSS.

Fonte: Reprodução.

Processo junto ao INSS

Para quem possui processo junto ao INSS em andamento, seja de aposentadoria ou para benefício, e aguarda pelo resultado do pedido, é possível consultar o andamento do processo, sem precisar sair de casa ou enfrentar longas filas.
Sabemos que quem possui um processo em andamento, aguardando a resposta por parte do INSS, é um período que pode ser demorado, além de gerar muita ansiedade e apreensão.
Os beneficiários podem consultar seus processos por meio do CPF apenas usando a internet, independente se se trata de processo ou benefício.
Assim, é possível entrar com uma ação judicial online. Para tal, é importante lembra que a Previdência Social é o meio pelo qual os contribuintes do INSS pleiteiam os benefícios.
Para receber os benefícios previdenciários, o cidadão deve primeiro fazer o requerimento por meio de um canal administrativo.

Quais os processos mais comuns?

Além das pensões, o INSS permite uma variedade de benefícios e suplementos por período de pagamento, idade, critério especial e município. No site do INSS e no app Meu INSS você encontra todas as listagens que pode solicitar.
Assim, os procedimentos mais comuns que são solicitados pelos beneficiários são:
  1. Aposentadoria por Idade;
  2. Aposentadoria por Tempo de Contribuição;
  3. Aposentadoria por Invalidez.
As consultas online devem ser cadastradas no portal Meu INSS e solicitadas via gov, nesse link. Isso requer um CPF registrado e senha. Assim, a consulta pode ser realizada de forma bem simples, conforme passo a passo a seguir.

Passo a passo para consultar INSS

A seguir, confira um passo a passo explicativo informando como fazer a consulta processo INSS:

Consultar processo INSS.

Fonte: Print de tela.

Para acessar, é necessário possuir uma conta cadastrada no site do governo federal. Você pode realizar essa ação através desse link. Lembre-se de anotar as suas senhas, pois elas serão requeridas em cada acesso.
Passo 2: Acesso à conta
Consultar processo INSS.

Fonte: Print de Tela.

Com a conta criada, você pode acessar sua conta através do link. Essa conta é tão importante pois, independente de quantos processos estiverem em andamento vinculados ao seu CPF, você pode acessar todos pelo seu CPF.

Passo 3: Consulte os processos em andamento 

Consultar processos INSS.

Fonte: Print de Tela.

Após acessar sua conta, você irá acessar essa página. Assim, os processos estão disponíveis para consultada no aplicativo Meu INSS ou no próprio site.

Processos e benefícios INSS

Com a presença do aplicativo, o processo de consulta da situação dos seus benefícios do INSS ficou mais simples. Este conteúdo ajudou você a entender como encontrar e os processos no site do gov?
Conforme explicado no artigo, na esfera governamental, você deve informar seu nome completo, CPF e data de nascimento. Assim, ao entrar com uma ação judicial, você deve visitar o site do tribunal federal de seu país.
Assim, além do aplicativo e do próprio site do governo, o indivíduo pode acessar o site do tribunal de justiça de sua cidade ou estado. Logo, existem mais de uma opção para quem quer consultar o andamento de seu processo.
Além disso, para quem já possui uma sentença e deseja recorrer, deve acessar o site do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TRF) da sua área. Se a sua cidade tiver apenas um tribunal estadual, ou se você estiver reivindicando auxílio-doença devido a um acidente, seu caso irá para o tribunal distrital do seu país.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Tadeu Castro
Escrito por

Tadeu Castro

Tadeu Castro é formado em Direito e graduando em Jornalismo. Atua como redator desde 2018 e está sempre pesquisando sobre os direitos dos aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS, afim de reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis para nossos leitores.